Higiene íntima

em
Categorias: Higiene Intima

A higiene é um hábito que ocupa grande parte da nossa rotina diária no entanto, há um tema que causa grandes dúvidas, sobretudo quando falamos de higiene íntima.

Muitas mulheres não consideram a higiene íntima como distinta da sua rotina da higiene comum. No entanto, esta requer os seus próprios rituais, uma vez que a zona íntima é bastante delicada e, dada a fisiologia do aparelho geniturinário da mulher, extremamente passível de infeções.

A importância da higiene

A vagina tem um pH ácido, mais ácido que o pH do resto do corpo e rosto. Esta acidez vaginal ajuda a manter as bactérias boas (lactobacilos) e a controlar a proliferação das bactérias nocivas. Desta forma, cumprir hábitos de higiene íntima pode evitar alterações do pH vaginal ajudando portanto, a prevenir infeções.

Os hábitos de higiene compreendem a utilização de um produto adequado e específico para esta zona, a lavagem com água não muito quente, de forma suave e sem recorrer a esponjas. Deve fazer-se uma secagem bem feita, da frente para trás, de forma a não trazer bactérias (anais) para a vulva. É igualmente importante a mudança de roupa interior.

Corrimento

As glândulas do colo do útero produzem um lubrificante natural que mantém a mucosa íntima húmida, esta escorre ao longo da vagina ajudando a manter o ambiente limpo e saudável. Assim a produção de um corrimento claro ou branco é perfeitamente normal.

No entanto, o corrimento não deve causar comichão, dor ou ter qualquer mau odor. Para além disto se muda de cor pode ser significado que alguma infeção está presente.

Relação sexual e higiene

Depois de ter relações sexuais é de extrema importância esvaziar a bexiga e, se possível fazer a higiene, permitindo remover as bactérias, principalmente aquelas que se possam ter espalhado para dentro da uretra. Estes cuidados ajudam a prevenir cistites.

Existem fases da vida de uma mulher em que é importante dar uma especial atenção à higiene íntima tais como: menstruação, gravidez, menopausa, durante tratamentos ginecológicos e como referido anteriormente, após relações sexuais. Isto deve-se ao fato de nestes períodos poder haver alteração do pH e consequente desequilíbrio da flora vaginal.

Derm’Intim Gel de higiene protetor pH 5,5 é um produto de higiene íntima para uso externo diário. Limpa com suavidade. Favorece a proteção das mucosas sensíveis.