Mente Sã, Corpo São. O poder dos óleos essenciais.

em
Categorias: Naturopatia

Já ouviu falar de óleos essenciais?

A aromaterapia é uma técnica que utiliza o poder e energia das plantas através dos seus óleos essenciais para melhorar a saúde e bem-estar do ser humano, nomeadamente a nível físico e emocional.

As propriedades físicas e químicas que compõem os óleos essenciais permitem que eles circulem eficientemente pelo ar e interajam diretamente com o nosso olfato. As suas propriedades únicas tornam os óleos essenciais ideais para a inclusão em aplicações de aromaterapia para ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis.

É importante saber que mesmo nos óleos essenciais puros, a sua composição pode variar de acordo com a hora, a estação, a localização geográfica, o método de destilação, clima e condições de cultivo, tornando cada uma das etapas do processo de produção um fator crítico de sucesso da qualidade geral do produto. Os óleos Do Terra são considerados óleos essenciais de máxima qualidade e segurança a nível mundial.

Alguns exemplos de utilização dos óleos essenciais:

  • Lavanda

Ajuda a aliviar a sensação de tensão, contribui para um sono tranquilo e ajuda a aliviar a sensação de tensão. Também é usado para acalmar e aliviar irritações de pele ocasionais ou para reduzir imperfeições na pele.

Óleo Essencial Do Terra Lavanda

  • Air

Aliviar o desconforto respiratório sazonal e as ameaças ambientais. Facilita uma respiração saudável e promove uma boa noite de sono.

Óleo Essencial Do Terra Air

  • Alecrim

Ajuda a reduzir a tensão nervosa e fadiga ocasional, favorece a concentração para estudar e trabalhar. Pode também ajudar no apoio a uma digestão saudável.

Óleo Essencial Do Terra Alecrim

  • Eucalipto

Tem um efeito revigorante e promove a vitalidade, tendo também propriedades hidratantes e revitalizantes para a pele.

Óleo Essencial Do Terra Eucalipto

  • Frankincense 

Ajuda a desenvolver e a manter um sistema imunitário saudável, promove a sensação relaxamento, equilibrando o estado de espírito e humor.

Óleo Essencial Do Terra Frankincense

Como aplicar o óleo essencial?

Existem várias formas de aplicação dos óleos essenciais:

  • Aromática

Quando inalados, os óleos essenciais são imediatamente absorvidos pelos recetores nasais, que têm uma ligação direta com o sistema límbico por meio do nervo olfativo. O sistema límbico é uma componente cerebral que possui variadas funções, incluindo o controlo do olfato, as emoções, comportamento e memória, entre outros. Com estes atributos, os óleos essenciais têm efetivamente efeitos poderosos quando utilizados aromaticamente.

Uma forma muito conveniente e segura de usar um óleo essencial aromaticamente é através de um difusor.

Saber mais sobre o Difusor Petala Do Terra.

  • Tópica

A aplicação tópica por sua vez é também altamente eficaz no que diz respeito aos óleos essenciais. Tendo baixos pesos moleculares baixos e sendo lipossolúveis, os óleos essenciais penetram rapidamente na pele. Uma vez absorvidos, permanecem de forma duradoura de forma a potenciar os benefícios e objetivos desejados.  

Os óleos podem ser aplicados no pescoço, parte superior do rosto e têmporas, peito e abdómen, braços, pernas, planta dos pés.

Informação de segurança:

 Os óleos essenciais têm sido usados, desde há muito tempo, na preparação de alimentos, em tratamentos de beleza e nas práticas e cuidados de bem-estar. Apesar de ser um tratamento natural, são necessários alguns cuidados na sua utilização. Alguns óleos essenciais, por exemplo, não podem ser usados durante tratamentos homeopáticos ou por pessoas com algumas patologias crónicas. As Grávidas também poderão ter algumas limitações na utilização dos óleos.

A Farmacentral.pt tem farmacêuticos especialistas em aromaterapia que o poderão ajudar a escolher os óleos essenciais mais indicados para si e a ensinar a tirar o máximo partido. Não hesite em contactar-nos nos meios habituais.